O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está presente na 56ª Expoagro, levando sustentabilidade através de demonstrações de tecnologias inovadoras como a aquaponia, caixa de acrílico para apicultura e o tanque suspenso de geomembrana, durante todos os dias do evento.
A ação conta com a participação da equipe da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), explicando o funcionamento das tecnologias com o objetivo de promover práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
A aquaponia, por exemplo, é um sistema que integra a criação de peixes (aquicultura) com o cultivo de plantas sem solo (hidroponia). Neste sistema, os resíduos produzidos pelos peixes fornecem nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. As plantas, por sua vez, filtram e purificam a água, que retorna ao tanque dos peixes, criando um ciclo sustentável de produção.
Outra tecnologia é a caixa de acrílico para apicultura, que permite uma visualização clara do interior da colmeia, facilitando o monitoramento das abelhas e a manutenção.
Também estará em demonstração o tanque suspenso, que consiste na utilização de geomembranas para a construção de tanques elevados, proporcionando uma série de benefícios como a redução de custos com manutenção e perda de água, este entre os dias 17 e 21 de julho.
A exposição está localizada em frente à Feira Natural do Campo, local onde os visitantes poderão conhecer os benefícios e tirar suas dúvidas sobre as tecnologias.
E não para por aí! O estande da Famato e Senar-MT, continua com a ação Sabores do Agro, apresentando a Vitrine da Carne com o preparo de cortes de carne ovina, bovina e suína, além de uma deliciosa degustação.