A sustentabilidade é uma temática muito importante e relevante nos últimos anos. Para o empresário Vicente Conte Neto, além de ser uma preocupação dos grupos sociais, essa também é uma preocupação das empresas, que precisam adotar medidas mais sustentáveis para continuarem relevantes no mercado. Uma dessas medidas é o conceito do ESG. Para entender mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo até o final!
O que é a sigla ESG?
Para entender melhor sobre esse tema é preciso compreender exatamente o que a sigla ESG significa. Segundo o empresário Vicente Conte Neto, ESG significa Environmental, Social and Governance em inglês, que na tradução para o português significa Ambiente, Social e Governança e diz respeito aos três pilares que são considerados fundamentais para o bom desenvolvimento para as empresas.
Importância do ESG
A importância do ESG para as empresas tem relação direta com a grande preocupação com as mudanças climáticas e questões sociais que fazem com que os consumidores sejam mais críticos na hora de escolher a empresa da qual irão consumir. Além disso, a preocupação das empresas com esses três pilares é essencial para evitar ações corruptas nos negócios. Veja mais sobre esses três aspectos.
- Ambiental:
O primeiro aspecto da sigla é em relação à preocupação ambiental, que se refere às práticas relacionadas à preservação e proteção do meio ambiente. Segundo o empresário Vicente Conte Neto, dentro desse aspecto, inclui-se todas as medidas que fazem com que as empresas sejam mais preocupadas com a sustentabilidade e uma produção mais limpa, com redução dos resíduos emitidos ao meio ambiente.
- Social:
Já os aspectos sociais se relacionam com as questões que preocupam os consumidores em relação ao impacto causado pelas empresas sobre a sociedade. De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, isso envolve questões éticas e morais para a maior responsabilidade social das empresas. Algo muito importante de se notar é que esse aspecto, junto ao aspecto da governança são muito importantes para o combate à corrupção.
- Governança:
O último aspecto do ESG, relacionado a governança, diz respeito às práticas de gestão, transparência, ética e responsabilidade corporativa. Segundo o empresário Vicente Conte Neto, as ações que compreendem esse aspecto devem ser aplicadas em todos os setores administrativos das empresas, a prestação de contas e os processos de tributação sobre os negócios.
Por fim, o empresário Vicente Conte Neto acredita ser importante que as empresas se preocupem em aplicar ações relacionadas ao ESG para que possam continuar tendo relevância no mercado. Afinal, cada uma dessas ações é fundamental para que seja possível manter a integridade da empresa e evitar problemas e outras questões jurídicas em relação à corrupção.