O endividamento financeiro está sempre à espreita de todos, afirma o diretor da ID Serviços Financeiros, Rodrigo Balassiano. Qualquer um, independente da renda, pode estar suscetível a erros de planejamento e estratégia com as finanças, o que pode levar às contas em vermelho.
Se você se interessa por finanças e planejamentos financeiros e quer estar por dentro de quais armadilhas devem ser evitadas, leia este artigo e informe-se com as dicas de Rodrigo Balassiano.
Conheça as armadilhas do endividamento
1. Falta de conhecimento financeiro e das próprias finanças
A falta de conhecimento é uma das principais armadilhas que levam às dívidas. Se você deseja evitar o descontrole de sua vida financeira, é muito importante procurar se informar tanto sobre educação financeira, quanto sobre seus próprios ganhos e gastos, explica Rodrigo Balassiano.
Esteja por dentro de suas despesas fixas mensais, como gastos com contas, aluguel, água, energia, alimentação e etc, despesas da saúde, educação e também aqueles gastos supérfluos e que muitas vezes podem ser evitados. O conhecimento destes gastos ajuda a garantir maior controle e autonomia sobre suas movimentações financeiras, além de contribuir para que você evite gastar muito mais do que recebe.
- Realizar gastos impulsivos
O controle com os próprios gastos faz grande diferença na hora de evitar as armadilhas das dívidas. É muito importante controlar os impulsos e não realizar gastos e compras desnecessárias. Ao fazer o planejamento do orçamento mensal, é muito importante considerar alguns gastos supérfluos, como dito acima, de forma a evitar essas compras impulsivas fazendo com que empréstimos e negociações de pagamentos sejam a única saída.
- Uso exacerbado do cartão de crédito
O cartão de crédito pode sim ser um grande auxílio para a renda e os gastos, mas apenas quando existe sabedoria ao usá-lo, caso contrário, ele é um grande aliado das dívidas. É necessário ter muita clareza em relação ao orçamento e, assim, colocar na ponta do lápis um valor limite a ser gasto para o cartão, sem esquecer suas altas taxas de juros em casos de atraso, afirma o diretor Rodrigo Balassiano.
Muitas pessoas acabam usando o crédito muito mais do que deveria, extrapolando a fatura mínima e tendo de usar grande parte do salário para pagá-la.
- Esquecer-se da reserva de emergência
Por fim, uma grande armadilha das dívidas consiste no esquecimento da famosa reserva de emergência dentro do orçamento. Esta reserva torna-se um grande auxílio em momentos e situações inesperadas que podem ocorrer a qualquer um. Caso essa reserva não exista, tirar um auxílio de emergência do orçamento básico torna-se um grande risco para o endividamento.
Essas são algumas das diversas armadilhas financeiras que podem atrapalhar os planos de diversas pessoas. É muito importante estar atento a esses pontos, procurar aconselhamentos financeiros e educações, ainda que mínimas, nas áreas de finanças, a fim de estar sempre preparado para qualquer imprevisto e não sair prejudicado, conclui Rodrigo Balassiano.