O endereço fiscal, ou também conhecido como domicílio fiscal da empresa é aquele indicado na abertura do CNPJ e que deverá ser utilizado nos documentos oficiais como contratos, notas fiscais e boletos.

Ele é utilizado para que os órgãos públicos possam garantir que o local atenda a todas as condições que a atividade pretendida exige, além de ser o endereço oficial para o envio de correspondências.

Uma opção para as empresas que desejam ter mais segurança, privacidade, agilidade na abertura do CNPJ, além de centralização no envio e recebimento de correspondências e economia com despesas operacionais ligadas à infraestrutura de um endereço comercial, é a contratação de um escritório virtual que ofereça o seu endereço como endereço fiscal.

Qual a diferença entre endereço fiscal, residencial e comercial?
O endereço fiscal é aquele utilizado pelo fisco e demais usuários como endereço de correspondência e contato com a empresa. Ele será utilizado em todos os documentos oficiais como o contrato social, cartão CNPJ, registros no estado e prefeitura, notas fiscais e cadastros de fornecedores.

Para algumas atividades não é obrigatório que o endereço fiscal seja o mesmo onde são realizadas as atividades efetivamente, podendo então existir um escritório da empresa, chamado de endereço comercial, para divulgação aos clientes e em materiais publicitários.

Já o endereço residencial, como o próprio nome diz, é aquele utilizado também para moradia. Para atividades que não possuem atendimento presencial ao público, estoques ou qualquer outro impedimento, ele também pode ser utilizado para a abertura da empresa.

Qual a importância do endereço fiscal?
A indicação do endereço fiscal é obrigatória para todas as empresas que formalizam suas atividades, independente do formato de constituição, porte ou ramo de atuação, mas sua importância vai além da legalidade da operação de um CNPJ.

Proteção de dados pessoais
Para algumas atividades, que não tenham exigências físicas de alvarás e licenças específicas para o funcionamento, é possível realizar a abertura do CNPJ utilizando um endereço residencial.

Porém, é importante saber que este dado da empresa é público e ficará disponível em diversos sites – oficiais e não oficiais – na internet.

Algumas empresas, em sua maioria coworkings, oferecem o serviço de endereço fiscal para contratação, sendo possível a abertura da empresa com um endereço que não exponha dados sensíveis pessoais de sócios ou terceiros.

Conheça a opção de endereço fiscal da Contabilizei.

Confiabilidade
Ter um endereço fiscal profissional, que esteja adequado à atividade da empresa e possua toda a estrutura necessária para a execução dos serviços ou venda e preparo de produtos é muito importante para inspirar confiança em clientes, fornecedores e até mesmo com o Fisco.

É importante que o endereço seja compatível com o que o público alvo do negócio espera da empresa, como uma recepção ou uma boa logística de correspondência, salas que atendam às normas de vigilância sanitária e/ou bombeiros, que o alvará e licenças vigentes estejam expostos em lugar visível, como manda o código do consumidor, etc.

Nos casos de endereços fiscais sem atendimento ao público, ter uma portaria que possa receber correspondências e manter o alvará sempre em dia são fundamentais para garantir que seus novos clientes e fornecedores tenham confiança na hora de contratar seus serviços.

Como escolher um endereço fiscal?
Antes de fechar o contrato de locação de um imóvel comercial para abrir a empresa ou até mesmo informar o endereço residencial como endereço fiscal no CNPJ, é importante validar com um profissional de contabilidade quais exigências legais as atividades desejadas irão demandar.

Uma clínica médica, por exemplo, terá licenças específicas diferentes de uma padaria ou um restaurante e igualmente diferente de um designer freelancer que trabalha de casa.

A primeira demanda operacional para a abertura de uma empresa, inclusive, é a Consulta Prévia de Viabilidade – CPV – junto à Prefeitura da cidade de atuação, onde são informadas todas as atividades pretendidas e o endereço fiscal – comercial ou residencial – desejado.

Em algumas cidades, a própria análise da CPV indicará quais exigências específicas serão necessárias para a liberação do alvará de funcionamento posteriormente, ou até mesmo a impossibilidade de utilização do endereço desejado.

Como saber o meu endereço fiscal?
Para consultar o endereço fiscal de uma empresa, basta acessar a página de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral oficial da Receita Federal e preencher o número do CNPJ desejado.

Além do endereço fiscal também serão apresentados outros dados públicos da empresa, como a razão social, nome fantasia, atividade principal e secundárias, telefone, entre outros.

Escolher o endereço fiscal da empresa é uma etapa muito importante para garantir o sucesso do negócio, por isso contar com o apoio de uma contabilidade que ofereça soluções e suporte especializado no seu segmento é fundamental. Conheça os planos da Contabilizei e escolha aquele que mais se adequa às suas necessidades, além de todo o apoio na contratação de um endereço fiscal.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Notícias